Termos de Compras

Prezado consumidor,

A seguir, descreveremos os termos de compra na Rede de Consumo Colaborativo Tribo Viva, com o detalhamento das responsabilidades das partes participantes.

1. Sobre as partes da Rede:

- Tribo Viva Serviços de Informação Ltda (triboviva.com.br): doravante denominada Tribo.

- Produtor(es) familiar(es) e agroecológico(s): doravante denominado(s) fornecedor(es).

- Consumidore(s): doravante denominado(s) cotista(s).

- Coordenador(es) de entrega: doravante denominado(s) coordenador(es).

2. Sobre a participação das partes na Rede:

2.1 - Competirá a cada uma das partes participantes as seguintes responsabilidades:

  1. Das responsabilidades da Tribo:
    1. Mapear e selecionar fornecedores de micro e pequeno porte, bem como cooperativas e associações destes produtores; praticantes da agricultura familiar, agroecologia, permacultura e/ou agroindústria familiar, com áreas de produção situadas na Região metropolitana de Porto Alegre ou em outras regiões do Estado do Rio Grande do Sul.
    2. Divulgar ofertas com valores que representem uma valorização da produção dos fornecedores e uma economia real para os cotistas, sem que nenhum outro valor seja acrescido sobre o preço de custo dos produtos, excetuando-se eventuais impostos, custos de transações bancárias e financeiras, taxa operacional e taxa de coordenação.
    3. Divulgar gratuitamente e de maneira ampla as ofertas dos fornecedores, permitindo que a maior quantidade possível de consumidores tenha conhecimento das ofertas e possam tirar proveito.
    4. Disponibilizar informações claras e detalhadas sobre os fornecedores, produtos, valores, formas de pagamento, dias, horários, coordenadores e locais de coleta.
    5. Repassar integralmente aos fornecedores os valores coletados com os cotistas para pagamento pelos custos dos produtos.
    6. Resolver qualquer problema relativo às responsabilidades supracitadas nesta seção - 2.1. / a) sem ônus para as outras partes.

  2. Das responsabilidades dos fornecedores:
    1. Disponibilizar produtos oriundos da agricultura familiar, agroecologia, permacultura e/ou agroindústria familiar, certificados ou em processo de certificação, com qualidade e boas práticas de fabricação comprovadas.
    2. Apresentar valores em seus produtos que ofereçam sustentabilidade para suas propriedades e famílias, bem como, uma economia real para os cotistas.
    3. Disponibilizar informações claras e detalhadas sobre suas regiões, propriedades, produção, produtos, cultura e valores.
    4. Entregar os produtos nas quantidades, padrões de qualidade, datas, horários e locais pré-determinados pela Tribo e acordados pelos cotistas.
    5. Resolver qualquer problema relativo às responsabilidades supracitadas nesta seção - 2.1. / b) sem ônus para as outras partes.

  3. Das responsabilidades dos cotistas:
    1. Observar e concordar com as especificidades das ofertas divulgadas pela Tribo, tais como: listas de produtos, quantidades, padrões de qualidade e valores; além das datas, horários e locais de coleta dos produtos respectivos (condições garantidas somente em ofertas divulgadas em plataformas online administradas pela Tribo).
    2. Realizar o pagamento integral dos valores necessários para aquisição da cota da oferta, a saber: valor dos produtos, eventuais impostos, taxa operacional, taxa de coordenação, tarifas bancárias e/ou outros custos da transação financeira, eletrônica ou não; dentro das condições e prazos pré-determinados pela Tribo e pelas instituições financeiras contratadas.
    3. Fornecer comprovante de transferência ou depósito bancário autêntico e legível quando o pagamento for efetuado utilizando de alguma destas formas (a compra somente será confirmada após o envio de um comprovante válido, de acordo com as instruções exibidas na plataforma online da Tribo).
    4. Coletar sua cota de produtos no dia, horário e local pré-determinados pela Tribo, ou enviar um representante, apresentando-o com, no mínimo, 12hs de antecedência, de acordo com a divulgação realizada em plataformas online administradas pela Tribo(atraso e/ou não comparecimento na coleta acarretará na perda dos produtos por parte do cotista, salvo acordo prévio com a administração da Tribo ou com o coordenador da entrega em questão).
    5. Resolver qualquer problema relativo às responsabilidades supracitadas nesta seção - 2.1. / c) sem ônus para as outras partes.

  4. Das responsabilidades dos cooordenadores:
    1. Preencher o cadastro da Tribo, fornecendo as informações solicitadas corretamente.
    2. Receber a entrega do fornecedor no horário e prazo pré-acordados com a administração da Tribo.
    3. Manter os alimentos em local acessível, limpo, seco, fresco, sem incidência direta da luz solar e, no mínimo, a 25 cm do piso.
    4. Receber os cotistas no horário e prazo pré-determinados na oferta, com cortesia e presteza, para que estes possam coletar os alimentos comprados com tranquilidade e segurança.
    5. Informar imediatamente à administração da Tribo, via e-mail ou SMS, a ocorrência de problemas em qualquer etapa do processo (indisponibilidade, atrasos, falhas na entrega, qualidade dos produtos e postura de fornecedores e cotistas).
    6. Informar imediatamente à administração da Tribo, via e-mail ou SMS, no final da coleta dos alimentos, o sucesso da oferta e a sua finalização.
    7. Resolver qualquer problema relativo às responsabilidades supracitadas nesta seção - 2.1. / d) sem ônus para as outras partes.

Tribo Viva Serviços de Informação Ltda. 
CNPJ: 19.970.585/0001-09